Exemplo de Líder Comunitário

Estive viajando pelo Maranhão, cidade de Pinheiro, pude vivenciar no dia-a-dia a grande importância de um líder comunitário para a população local. Fiquei alguns dias hospedado em uma fazenda na zona rural, vivenciei os privilégios e dificuldades de está longe do centro urbano.

Na verdade, estava procurando mesmo era: descanso, passeio, visitar parentes e etc.. Mais.. acabei mesmo foi me envolvendo nas atividades daquela comunidade. Os poucos dias que passei na terra do Sarney, cidade de Pinheiro/MA, acompanhei de perto o trabalho incansável de um líder comunitário, um cara nota 1.000 que conheci por lá.

Multirão para Construção de Casas nos Finais de Semanas
Participei por lá de visitas, multirões de construção de casas (tapagem), processo que os moradores da comunidade se reunem para construir, reformar, ampliar as casas uns dos outros, uma verdadeira concentração popular, com direito até ao peixe assado na brasa (o avuado paraense).

A Parceria com o executivo 100%
É o líder comunitário que encabeça os trabalhos de terraplanagem do ramal de acesso, coordena em parceria com o secretário de obras as benfeitorias que serão executadas na comunidade, dando sugestões e opiniões do melhor para a população local.

O Perfil do Líder Comunitário
Um morador da comunidade, comunicativo, bem humorado, líder, sem nenhuma pretenção à carreira política, mais que sabe organizar e liderar a comunidade. As benfeitorias são resultado da organização da população, dentre elas: acesso a comunidade muito melhor, telefones públicos, iluminação, hortas domiciliares, acompanhamento do SEBRAE aos agricultores, entre outras. Esses dias por lá percebi que a maioria dos moradores tem aquele poço que puxa na corda e no balde, mais é necessário um poço artesiano comunitário (incentivei e iniciei o projeto com eles).

Deixo aqui meu Breve Comentário
Voltei do Maranhão com a sensação de está seguindo o caminho certo, ressalto que é na organização de bairros, comunidades, grupos de classes, que podemos potencializar o desenvolvimento local. Por outro lado, não se foge a regra, contracenamos diariamente com uma sociedade totalmente individualista, fruto de uma competição ferrenha, disputa e relações de poder.
Ex: Vizinhos(as) que não se prestam a trocar um "bom dia", cada um olhando pro seu próprio umbigo, como canta os Titãs "Capitalismo Selvagem...".
Nesta dualidade, aprendemos, acertamos, erramos, encontramos regras e excessões!

Volto outro dia...

"Quando encontro pessoas como esse líder comunitário, mesmo tão longe! Cresço, aprendo, me orgulho!"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir/Salvar em pdf

ESCREVA NO MURAL

Seja bem vindo(a)! Fique a vontade para deixar o seu recado.