Tendências no Mundo dos Negócios


Vamos imaginar daqui a 10 anos, em que negócio você estará trabalhando?

O mercado não é estático, ele se dinamiza a todos os momentos. Novas oportunidades, novos mercados, novas tendências. Quem poderia imaginar, há alguns anos atrás os hackers eram pessoas que causavam prejuízos para sociedade e para no mundo, hoje, eles são alvos de contratação no mercado de trabalho, são profissionais focados na avaliação e desenvolvimento de sistemas de segurança para bloquear invasão de outros hackers!

As mudanças no mundo empresarial ocorrem de forma acelerada, inflam o desenvolvimento pessoal, tecnológico e organizacional do indivíduo.
No indivíduo, uma das grandes mudanças que ocorreram no mundo dos negócios, foi a absoluta ruptura nos padrões de carreira profissional. A idéia de se ter um emprego vitalício, deixou de ser uma realidade para se tornar uma ficção. À todo momento o indivíduo está muito mais voltado para a estratégia de desenvolver sua rede de relações pessoais, exigindo uma adaptação na trajetória profissional, acarretando a busca incessante pelo aprendizado e gerenciamento no estilo de vida.

Na tecnologia, a universalização da informação, está alterando o ambiente de negócios de forma radical. O crescimento da indústria da informação fará com que o conhecimento se transforme numa ferramenta essencial para as empresas.

A tecnologia veio para reformular os negócios, e dar uma dimensão estratégica ao conhecimento do mercado. O comércio de varejo é um exemplo típico desta mudança. O consumidor tem cada vez mais informações sobre as marcas e os produtos, e as redes estão se especializando em atingir este público através de lojas virtuais, divulgando suas promoções através das novas mídias de comunicação.

E como tudo isto impacta no modelo organizacional, como as empresas tentam se adequar a este novo modelo?

A empresa passa a ser constituída por uma rede de informações, interligando seus profissionais, suas filiais, seus clientes e seus fornecedores.

A eliminação da necessidade de contato físico entre produtores e compradores no processo de comercialização, extinguirá os intermediários, permitindo o relacionamento direto entre empresa e clientes.

O cliente se tornará um sujeito mais seletista, terá seu poder de decisão ampliado, comparando preços, atendimento e padrão de qualidade. A relação de confiança fará com que a organização seja mais transparente com relação à sua gestão, pois se ocorrer uma ruptura neste aspecto, sua imagem ficará seriamente comprometida.

Estas tendências, que tem por base uma mudança no comportamento do indivíduo, e tem na tecnologia o meio pelo qual se propagam as informações e se socializa o conhecimento, traz para o mundo empresarial um desafio a ser superado: o de repensar sua estratégia e flexibilizar o modelo organizacional.


Fonte:
Edison Cunha
www.ecunha.com.br

Texto Adaptado por:
Alcides Oliveira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir/Salvar em pdf

ESCREVA NO MURAL

Seja bem vindo(a)! Fique a vontade para deixar o seu recado.