Fundação Ulysses Guimarães certifica alunos em Bragança/PA

 A deputada Simone Morgado participou neste sábado, dia 3, das cerimônias de entrega dos certificados para mais quatro turmas que concluíram cursos de formação política promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), em comunidades rurais de Bragança e na sede do município. Entre essas turmas uma foi pioneira: sete membros da Associação Bragantina de Pessoas com Deficiência Física (ABRADEF) foram os primeiros portadores de necessidades especiais a concluírem um curso da FUG em todo o Brasil.

Para o mediador da turma especial, Giovane Farias Barros, a experiência com alunos portadores de necessidades especiais representou um grande aprendizado. “O espírito de equipe e a solidariedade foram o grande diferencial desta turma, que discutiu amplamente os direitos que eles têm como cidadãos”, avaliou.

Um dos alunos formados na turma especial é Clayton de Jesus, mais conhecido como Maka Rap. Ele é cadeirante e ganha a vida vendendo artesanato na feira, mas também se dedica à paixão pela música. Depois do curso de Agente de Cidadania, Maka tem outro olhar sobre a sua realidade. “Fiquei sabendo de coisas essenciais para o nosso benefício, principalmente acerca de leis que apóiam as pessoas com deficiência” disse. Flávio Miranda, aluno com deficiência visual, também revela o quanto o mesmo curso mudou sua vida: “Agora sei onde recorrer em busca de meus direitos”.

As cerimônias foram organizadas pelo Diretório Municipal do PMDB e contaram também com a presença do vice-prefeito de Bragança, Américo Sarmento. Agora já são 17 as turmas formadas pela FUG apenas naquele município.

Simone Morgado, que intermediou a vinda dos cursos para Bragança, elogiou o empenho dos membros do PMDB para o sucesso da empreitada, em especial à ala jovem do partido. “Nada disso seria possível sem o dinamismo da incansável turma da juventude do PMDB de Bragança que, além de difundir a capacitação em todo o município, ainda está levando os cursos para outros municípios”, enalteceu.

A programação começou pela manhã na Colônia do Jararaca, onde 15 participantes receberam certificados de formação como agentes comunitários. Na oportunidade, o líder comunitário Raimundo Ramos Mescouto, o “Tapinha”, agradeceu em nome de todos os moradores pela construção do centro comunitário erguido com recursos viabilizados pela deputada Simone Morgado. Em seguida, houve entrega de certificados também para uma turma na Vila Gessé Guimarães e outras duas na sede do município, entre as quais a turma da Abradef e outra formada por membros da Associação das Mulheres da Aldeia (AMA), entidade bastante atuante na região.

Os resultados dos cursos, cujo objetivo é conscientizar a população sobre seus direitos políticos através de noções de cidadania e democracia, não demoraram a aparecer. O líder jovem da Colônia do Jararaca, Tainam Arouche, apresentou ofício solicitando implementos agrícolas. A deputada prometeu atender ao pedido e parabenizou os colonos pela solicitação feita por escrito. “Vocês se mobilizaram de maneira organizada e coletiva, o que já demonstra os resultados do próprio curso”, comentou a parlamentar.

3 comentários:

suelem ABRADEF disse...

Eu faço parte e estive lá! Me sinto muito feliz em poder ter concluído mais uma parte desse imenso universo que é o do conhecimento.Obriga a FUG e todos seus organizadores.

Alcides Oliveira, disse...

Parabéns Suellen, obrigado por fazer parte do nosso projeto de formação política.

Anônimo disse...

Vejamos como são as coisas. O Pará é imenso e todos cheio de carência. Porém, Belém e área metropolitana, em relação as demais, nem pode se queixar de falta de vaga pública para fazer curso tecnológico ou superior. Só na UFPa, como no ano passado, sobraram mais de mil, que foram preenchidas depois com uma provinha de marcar, uma verdadeira babada. Porém, veja só essa notícia: http://edilzafontes.blogspot.com/2011/12/ifpa-de-ananindeua.html. Estão inaugurando mais um IFPA em Ananindeua, onde ainda será construída mais um UEPA e mais uma UFPA. O que esses dizes é uma coisa só: que os demais se lasquem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir/Salvar em pdf

ESCREVA NO MURAL

Seja bem vindo(a)! Fique a vontade para deixar o seu recado.