Política do Pão e Circo

Foto:  Imagem da Internet

A política do "pão e circo" foi implantada na Antiga Roma como uma estratégia dos Imperialistas que consistia basicamente em fornecer alimentação e diversão à população. Esta atitude era na verdade uma estratégia utilizada para manter o povo de barriga cheia e distraídos, evitando que eles se revoltassem.

Muitos anos se passaram e essa mesma estratégia não ficou restrita somente a Antiga Roma, hoje, algo bastante similar ocorre com o futebol. A mídia, principalmente a televisão e o rádio, trabalham com a "espetacularização" do futebol explorando a reprodução excessiva deste tema, fazendo com que as pessoas se prendam a ele, de modo que acabam dando maior importância a esta modalidade esportiva esquecendo-se dos reais problemas sociais do país, como os de ordem política e econômica.


Essa alienação impregnada na sociedade se evidencia com mais intensidade nos anos de realização de Copas do Mundo que coincide com o momento político de maior importância do Brasil, as eleições presidências. O povo brasileiro deixa de lado os problemas sociais, crises e cegamente vivem sua paixão esportiva. Em 1970, por exemplo, o Brasil vivia um momento político bastante crítico, a ditadura militar do governo Médici. Enquanto muita gente era perseguida, presa e torturada, o restante da população esquecia tudo de ruim que estava acontecendo no país, a única coisa que tinha importância era o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo. Desse modo, o futebol, por intermédio dos meios de comunicação, serviu e pode-se dizer que ainda serve de propaganda para vários governos.

A mesma estratégia acontece com o exaustivo incentivo de Governos à grandes festas populares, fazem "vista grossa" para os problemas sociais e priorizam a promoção de grandes shows populares, grandes concentrações de massa. Quando o "foco" deveria ser: saúde pública, saneamento, habitação, problemas sociais. Resultado de tudo isso: A celebração de uma alegria efêmera, que contagia sobretudo apenas por alguns instantes à todos que participam. Criam-se cidadãos que são incapazes de olhar para seu convívio e enxergar a desordem social exacerbada que estão envolvidos. Alimenta-se, uma sociedade injusta, sem vontade própria, desgastada e insegura dos seus princípios.

Caros leitores, não que o futebol e as festas populares sejam um "veneno" para o país. O problema é a forma como são explorados, muitas vezes exaustivos, atuando como uma ferramenta de manipulação e controle social. No caso do futebol, enquanto arte e espetáculo verdadeiro, é totalmente distorcido pelos meios de comunicação, perdendo assim a sua essência. Esta modalidade esportiva, da maneira como é apresentada pela mídia, pode ser traduzida como um pão sem nutrientes, que somente engorda aos detentores do poder e, como um circo que acresce pouco ou quase nada de útil para a formação do pensamento crítico da massa.

Texto Adaptado por
Alcides Oliveira - JPMDB Bragança

5 comentários:

J. Júnior disse...

Sou um grande amante do esporte, especialmente do futebol. Mais ei de concordar com o você Alcides, pois nossa mídia da muita importância para o lado comercial, deixando em segundo plano os problemas sociais. Sinceramente, não sei se é o melhor momento para recebermos uma Copa do Mundo, apesar dos atrativos e do turismo, sabendo de as desigualdades sociais que temos. Mais, bola pra frente, que atrás vem gente. E COMO VEM!!!

Alcides Oliveira disse...

Obrigado pela visita J.Junior, a intenção é gerar questionamento e produzir conteúdo e informação. Que bom que gostou, abraços!

Anônimo disse...

Muito bem Alcides! Um pensamento assim que a nossa juventude precisa, quando na verdade apenas permanece estática e passiva. Para os espetáculos esportivos, bilhões. Para nossa educação e saúde, basta olhar pra nossa realidade e os nossos salários.
Louvável a tua posição. Parabéns!

ROBSON MELO

Sílvia Pessoa disse...

Parabéns pelo blo, o que importa é levar informção de qualidade a quem interessa de verdade.

Sara disse...

Devemos procurar fazer as coisas melhor para que todos tenham a oportunidade de trabalhar, espero que você pode mudar algumas coisas e devemos também ser capaz de desfrutar de toda a boa comida nos a figueira rubaiyat

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir/Salvar em pdf

ESCREVA NO MURAL

Seja bem vindo(a)! Fique a vontade para deixar o seu recado.